quinta-feira, 5 de maio de 2011

Desnutrição


Retorno hoje 05.05.2011, para falar mais uma vez sobre SAÚDE. Sei que passei um bom tempo sem postar, mas espero voltar com tudo agora. Enfim o que venho falar hoje é:


Ginástica enquanto: Desnutrição.


1. O que é Desnutrição?
A desnutrição é uma doença causada pela dieta inapropriada, hipocalórica e hipoprotéica. Ou mesmo por disturbios do organismo.

2. O que causa a Desnutrição?

A causa mais frequente da desnutrição é a uma má alimentação. Ainda, outras patologias podem desencadear má absorção ou dificuldade de alimentação e causar a desnutrição. Vermes intestinais roubando nutrientes.



3. E o quadro clínico?

Em um indivíduo primeiramente com estado nutricional normal, ao ter sua alimentação altamente limitada, sofre primeiramente com o gasto energético. Gasta-se rapidamente os ATPs produzidos pelas mitocôndrias e em seguida a glicose dos tecidos e do sangue com a liberação de insulina.

Com o esgotamento da glicose, a próxima fonte de energia a ser utilizada é o glicogênio armazenado nos músculos e no fígado. Ele é rapidamente lisado em glicose e fornece um aporte razoável de energia. Sua depleção irá causar apatia, prostração e até síncopes - o cérebro que utiliza apenas a glicose e corpos cetônicos, como fonte de energia sofre muito quando há hipoglicemia. Em seguida, a gordura (triacilglicerol) é liberada das reservas adiposas, é quebrada em acido-graxo mais glicerol. O glicerol é transportado para o fígado a fim de produzir novas moléculas de glicose.O ácido-graxo por meio de beta-oxidação forma corpos cetônicos que causa aumento da acidez sangüinea (ph sanguineo normal 7,4). O acumulo de corpos cetônicos no sangue pode levar a um quadro de cetomia, sua progressão tende a evoluir com o surgimento de ceto-acidose (ph<7,3) compensado pelo organismo com liberação de bicarbonatos na circulação.

A pele fica mais grossa, sem o tecido adiposo subcutâneo. Nessa etapa, as proteínas dos músculos e do fígado passam a ser quebradas em aminoácidos para que esses por meio da gliconeogênese passem a ser a nova fonte de glicose (energia). Na verdade, o organismo pode usar ainda várias substâncias como fonte de energia além dessas, se for possível. Há grande perda de massa muscular e as feições do indivíduo ficam mais próximas ao esqueleto . A força muscular é mínima e a conseqüência seguinte é o óbito

5. E quais as consequências ?

Coração: o coração perde massa muscular, assim como os outros músculos do corpo. Em estágio mais avançado há insuficiência cardíaca e posteriormente morte.

Sistema imune: torna-se ineficiente. O corpo humano não vai ter os nutrientes necessários para produzir as células de defesa. Logo, é comum infecções intestinais subseqüentes, respiratórias e outros acometimentos. A duração das doenças é maior e o prognóstico é sempre pior em comparação a indivíduos normais. A cicatrização é lentificada.

Sangue: É possível ocorrer um quadro de anemia ferropriva relacionada à desnutrição.

Trato gastro-intestinal: há menor secreção de HCl pelo estômago, tornando esse ambiente mais propício para proliferação bacteriana. O intestino diminui seu ritmo de peristalse e a absorção de nutrientes fica muito reduzida.

6. Qual é a solução?

A desnutrição não é um problema difícil tampouco caro de se resolver. Segundo Dr. Hugo, do ponto de vista nutricional as soluções são simples e baratas, porém elas precisam vir acompanhadas de mudanças também no quadro social. Para ele, a solução passa pela reeducação alimentar da criança e da família, acompanhada de uma estruturação social que possibilite a essa família manter a qualidade de vida. "Vai além de tirar a criança do quadro de desnutrição, é uma questão, política, social e educacional", diz.

Uma alternativa que tem mostrado resultados é a alimentação alternativa. A idéia começou a ser disseminada pela Pastoral da Criança, e consiste no aproveitamento máximo dos alimentos, evitando desperdícios e buscando novas fontes de nutrientes. A mais conhecida é a multi-mistura, feita com farelos (de arroz e de trigo), da moagem de folhas verdes (de mandioca, batata-doce, abóbora) e de sementes (de girassol, melancia, etc.), tudo isso moído, tostado e peneirado vira uma rica fonte de nutrientes.

Fonte: Wikipédia.
Vamos começar a nos cuidar né, amigos??

* Gente, essa foi a definição de Desnutrição. Sabemos também que existem outros distúrbios envolvidos nisso, tipo: Anorexia, Bulimia.. Mas esse assunto deixamos para a próxima postagem.
Grande abraço para vocês.

Obs: Postado por: Elizabethy Siqueira; Evillyn Rakell; Edton Veras; Ângela Maria, e Flaviana Ferreira. Dirigido por: Regina Coely' Erem; Professora Carlota Brckenfeld

Nenhum comentário:

Postar um comentário